FOTO DA SEMANA- Fotógrafo: Gabriel de Paiva de “O Globo”

sexta-feira, 22 de outubro de 2010


O candidato, José Serra, foi atingido na cabeça por um objeto, dia 20 de outubro, durante enfrentamento entre militantes do PT e do PSDB numa caminhada em Campo Grande. Há quem diga que tudo não passou de um teatrinho, uma vez que o candidato tem perdido pontos nas pesquisas e resolveu apelar.
"Há quem diga" é maneira de dizer. O atual Presidente da República, Lula DISSE e afirmou: "A mentira que foi produzida ontem pelo equipe de publicidade do candidato do José Serra é uma coisa vergonhosa. Aliás, ontem, deveria ser denominado o Dia da Farsa, o Dia da Mentira porque venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido".

Puxando a sardinha para o lado de nossa disciplina... A Diplomática determina critérios para comprovar a autenticidade de documentos baseando-se no conjuntos dos fatos, ato e estrutura formal, ou seja suas características internas e externas.

Pois é, colegas, se analisarmos o contexto de produção do fato, do ato e da "formalidade" deste evento:
1) Será que o ato desesperado do Candidato Tucano foi autêntico?
2)Então, se seu ato não foi autêntico a fotografia também não é autêntica?

Enfim... questões das quais nunca teremos AUTÊNTICAS respostas.
Boa Aula para todos hoje a noite!

4 comentários:

Thais disse...

Bem....o Jornal Nacional mostrou que além do copinho de plástico outro objeto atingiu o Serra, e que inclusive ficou um galo. Nesse caso, o ato foi autêntico, uma vez que algo realmente o atingiu. Porém, a fotografia independente do ato foi autêntica pois ela retrata aquele momento naquele contexto. Pelo menos é o que eu acho....

John disse...

Por outro lado..parece que apenas as imagens divulgadas pela Globo aparecem este outro objeto. Fazendo uma análise..apenas 2 pixels de video aparecem o objeto. Isso poderia ser colocado com 1 simples edição de video.
É uma questão bem complexa

Thais disse...

Poderia sim ser edição de video, pode ser ingenuidade, mas não acredito que a globo faria isso não.....complexo é mesmo

Rosamaria Mello disse...

Um post que vale a pena é do blog 3 x 4 (http://fotografia3por4.blogspot.com/2010/07/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras.html)
com o título uma imagem vale mais que mil palavras.
Ele reproduz o conteúdo de uma reportagem (sim, é grande eu sei!) mas vale a pena. Mostra como a realidade captada pela câmera nem sempre é "válida" e/ou como o contexto distorcido altera significativamente o sentido da foto.

As questões políticas, fico de fora. Na verdade, tá mais pra assunto do Diploarte o teatrinho desse povo todo tucano, petista, burréslian etc etc...