Reflexões sobre Paul Otlet e nosso blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sobre as Interfaces de Paul Otlet e o blog

       Em seu trabalho, Otlet  afirma que "o livro é uma reprodução da realidade, embora com potencial de modificar a consciência e a própria condição humana”.  Assim, aplicando ao tema do blog, podemos dizer que a fotografia também é, a não ser que sofra intervenções artificiais, uma reprodução da realidade. 
        Ainda no texto pesquisado, Otlet fala dos substitutos dos livros, ou seja, meios que servem para informar e comunicar algo que não tenham a escrita como principal meio de expressão, outra vez, a fotografia, pois essa se utiliza de imagens como meio de expressão.   

Sobre a interdisciplinaridade

        De acordo com Le Coadic a “interdisciplinaridade traduz-se por uma colaboração entre diversas disciplinas, que leva a interações, isto é, uma certa reciprocidade nas trocas, de modo que haja, em suma, enriquecimento mútuo. A forma mais simples de ligação é o isomorfismo, a analogia”. Da mesma forma, a arquivologia e a ciência da informação interagem, no caso do acervo fotográfico a fotografia é um documento orgânico, está inserida em um contexto, é uma informação registrada e ainda pode ser objeto de estudo de várias outras disciplinas como a história, geografia, museologia, sociologia, medicina, entre outros.


Para saber mais sobre Paul Otlet. Todo com acesso em 04 novembro 2010:

0 comentários: