Em seu trabalho, Otlet afirma que "o livro é uma reprodução da realidade, embora com potencial de modificar a consciência e a própria condição humana”. Assim, aplicando ao tema do blog, podemos dizer que a fotografia também é, a não ser que sofra intervenções artificiais, uma reprodução da realidade.
Ainda no texto pesquisado, Otlet fala dos substitutos dos livros, ou seja, meios que servem para informar e comunicar algo que não tenham a escrita como principal meio de expressão, outra vez, a fotografia, pois essa se utiliza de imagens como meio de expressão.
Sobre a interdisciplinaridade
De acordo com Le Coadic a “interdisciplinaridade traduz-se por uma colaboração entre diversas disciplinas, que leva a interações, isto é, uma certa reciprocidade nas trocas, de modo que haja, em suma, enriquecimento mútuo. A forma mais simples de ligação é o isomorfismo, a analogia”. Da mesma forma, a arquivologia e a ciência da informação interagem, no caso do acervo fotográfico a fotografia é um documento orgânico, está inserida em um contexto, é uma informação registrada e ainda pode ser objeto de estudo de várias outras disciplinas como a história, geografia, museologia, sociologia, medicina, entre outros.
Para saber mais sobre Paul Otlet. Todo com acesso em 04 novembro 2010:
http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/971
http://www.conexaorio.com/biti/otlet/
http://infopesq.wikidot.com/paul-otlet
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-24092007-173121/pt-br.php
http://www.uia.be/node/83
http://www.otlet-institute.org/
http://www.technovelgy.com/ct/Science-Fiction-News.asp?NewsNum=1896
www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=12230
http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/823
0 comentários:
Postar um comentário