“A fotografia é a arma mais poderosa que existe no mundo”

domingo, 28 de novembro de 2010



Fotógrafo: Eddie Adams
Prêmio Pulitzer (SPOT NEWS PHOTOGRAPHY), 1969.


A fotografia mostra a execução de um prisioneiro Vietcong numa rua de Saigon em 01/02/1968. O homem que consumou a execução era o chefe da polícia local, general Nguyen Ngoc Loan.

Esta foto coincidiu com o início da primeira fase da ofensiva do ‘Tet’, conduzida pelos norte-vietnamitas. Essa ofensiva foi responsável pelo fim da carreira política do então presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson, já que ele não se candidatou a novo mandato. A ofensiva do ‘Tet’ veio contradizer todas as afirmações da administração Johnson e de altas patentes militares, que indicavam grandes progressos na guerra do Vietnam.

Mas antes da ofensiva do ‘Tet’ fazer estragos na administração Johnson, houve um choque no povo americano por causa da divulgação desta imagem. Para a opinião pública, era difícil aceitar que os seus jovens soldados estivessem perdendo suas vidas no sul do Vietnam para impedir a expansão do comunismo, quando afinal, os sul-vietnamitas eram capazes de cometer atos bárbaros sem dó nem piedade. Esta imagem justificava os protestos de todos os que eram a favor da paz e contra uma guerra que se desenrolava a milhares de quilômetros da América.

Porém, esta imagem não conta a outra parte da história. Aquele que foi executado em praça pública era afinal o comandante de um esquadrão da morte, responsável pela execução de várias dezenas de civis desarmados. Apesar disso, aquele que puxou o gatilho ficou como um símbolo da selvajaria praticada em tempo de guerra.

No final da guerra, o general Nguyen Ngoc Loan fugiu do Vietname refugiou-se primeiro na Austrália e depois nos Estados Unidos. Porém, o seu passado e identidade eram conhecidos pela população e a sua vida tornou-se um verdadeiro inferno. Houve inclusive uma enorme campanha para que fosse deportado novamente para o Vietnam.

O fotógrafo Eddie Adams sentiu-se muito incomodado com a situação vivida por Nguyen Ngoc Loan e acabou pedindo desculpa ao antigo general por ter tirado aquela fotografia.
Numa entrevista à revista Times ele disse:
O general matou o Vietcong; Eu matei o general com a minha câmera; A fotografia é a arma mais poderosa que existe no mundo; As pessoas acreditam nela; Mas as fotografias acabam por mentir, mesmo sem qualquer manipulação; Elas apenas contam meias-verdades.”


0 comentários: