Descrição - Semana 4

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento como a localização dos documentos que o integram. (...) Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro, que ele pode pegar e folhear, mas ao qual não pode ter acesso completo por não possuir meios que lhe permitam compreender a informação. A classificação arquivística, desprovida das atividades de descrição, somente é inteligível para as pessoas que organizaram o acervo.

LOPEZ, André P. A. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: AESP/IMESP, 2002b. (Projeto Como Fazer, 6). Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_15_Como%20descrever%20documentos%20de%20arquivo_elaboracao%20de%20instrumentos%20de%20pesquisa.pdf . Acesso em: 01 dez. 2010.



***



Descrição Arquivística [...] é o ato de descrever e representar informações contidas em documentos e/ou fundos de arquivo, gerando instrumentos de pesquisa (inventários, guias, catálogos etc.), os quais explicam os documentos de arquivo quanto a sua localização, identificação e gestão, além de situar o pesquisador quanto ao contexto e os sistemas de arquivo que os gerou. As atividades de descrição são importantes em um arquivo porque garantem a compreensão do acervo arquivístico.

SOUZA, Ana Paula de Moura et al. Princípios da descrição arquivística: do suporte convencional ao eletrônico. Arquivística.net. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 38-51, ago/dez, 2006. Disponível em: http://www.arquivistica.net/ojs/include/getdoc.php?id=289&article=85&mode=pdf . Acesso em: 07 dez. 2010.




***


Descripción archivística (archival description)

Creación de una representación precisa de una unidad de descripción y en su caso las partes que la componen, mediante la captura, análisis, organización y registro de la información que sirve para identificar, administrar, localizar y explicar los materiales archivísticos así como el contexto y los documentos de archivo que se producen de la descripción.

INTERPARES. Glosario InterPares. Ciudad de México: Interpares, Team Mexico, 2009. Disponível em: http://www.interpares.org/display_file.cfm?doc=ip3_mx_glosario_interpares_v1-2.pdf . Acesso em: 07 dez. 2010.

0 comentários: