Parte I: Introdução das fotos e Análise (nossa)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Coleguinhas de Creche,

Dentro do acervo do Fotografos Carlos, encontramos fotos curiosas de Clarisse Lispector com alguns atores. Curioso, pois Clarisse era um bicho de mato e quase não saia de casa. até em seus livros ela se utilizavam de homônimos...
Enfim, decidimos então analisar essa série de fotos.

Contextualizando....

"Perto do Coração Selvagem, espetáculo de Fauzi Arap encenado entre os anos de 1965 e 66 no teatro da Maison de France, reuniu trechos do livro homônimo (a estreia de Clarice, de 1944). No elenco, Glauce Rocha, Dirce Migliaccio, um iniciante José Wilker e o próprio Fauzi Arap se revezam em pequenos monólogos, classificados por alguns jornalistas como declamações. Clarice não só autorizou a adaptação como esteve próxima dos corajosos artistas, conforme mostrou Carlos Moskovics, do Estúdio Foto Carlos, em ensaio de bastidores"


Vamos para a Análise ( nossa!)




Análise diplomática: Verídica e autêntica.

Análise tipológica:
Espécie: Foto de Carlos
Forma: não há como saber.
Suporte: papel fotográfico - provavelmente
Gênero: iconográfico.
Entidade Produtora: Fotógrafo Carlos Moskovics
Entidade Receptora: Acervo digital da Funarte- CEDOC/Funarte
Função Administrativa: registrar a visita de Clarisse Lispector nos bastidores do espetáculo “Perto do Coração Selvagem ”
Função Arquivística: registrar a visita de Clarisse Lispector nos bastidores do espetáculo “ Perto do Coração Selvagem ” e demonstrar o interesse da autora pelo andamento da peça baseada no livro de sua autoria. Clarice não só autorizou a adaptação como esteve próxima dos artistas, conforme mostrou Carlos Moskovics, do Estúdio Foto Carlos, em ensaio de bastidores
Descrição: Foto de Clarisse Lispector entre Glauce Rocha e Dirce Migliaccio no momento em que as três comentavam sobre os texto da peça.


0 comentários: