Parte IV - Análise

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Projeto Memória das Artes representa uma importante iniciativa no âmbito da preservação e difusão da produção artística nacional. O acervo, que anteriormente só podia ser consultado em visitas à Biblioteca Edmundo Moniz, no Rio de Janeiro, foi digitalizado e disponibilizado na internet com o intuito de difundir a história cultural brasileira. É composto por fotos, filmes, desenhos, publicações, partituras, arquivos sonoros e textuais.

As coleções não seguem uma padronização quanto à nomeclatura, alguns acervos recebem o nome do produtor, outros são intitulados pelo conteúdo ou assunto a que se referem. Cada acervo apresenta um conjunto de documentos que estão dividos em: áudio, vídeo, imagem e texto.

Os Acervos Digitalizados são:
Atores do Brasil
Augusto Boal
Cenário e Figurino
Discos Projeto Almirante
Família Vianna
Foto Carlos
Labanca
Nelson Rodrigues
Paschoal Carlos Magno
Projeto Pixinguinha
Sala Funarte
Série Depoimentos
Walter Pinto
(Totalizando 13, sendo que diz que são 17)

Na página principal, há a possibilidade de navegar pelas mídias: imagens, áudios e vídeos.
Dentro do item "imagens", pode-se filtrar a busca por meio das categorias:
- cartazes
- documentos
- fotos
- ingressos
Verificamos a problemática da nomenclatura, especialmente no item "documentos". Não seriam todos os outros documentos também?? Nesta categoria encontram-se recortes de jornais, programas de peças e uma autorização de viagem. Em "fotos" há, também, um equívoco na escolha dos termos, uma vez que aparecem capas de discos e desenhos além das fotografias esperadas.
O item "áudio" é dividido em: "entrevistas", "músicas" e "podcast".
Em "vídeo", ocorre a classificação em "shows" e "videodocumento".
Constatamos que foi realizada uma classificação em grandes níveis, basicamente pelo gênero, contextualizando-se com o acervo.

No acervo "Foto Carlos", as mídias presentes são: "textos", "imagens", "áudios" e "vídeos".
As fotografias estão contextualizadas no teatro brasileiro, configurando-se essenciais para a memória das artes cênicas das décadas de 40 a 80. Elas retratam, basicamente, cenários, atores e diretores. Referem-se aos nomes de diretores, assim como pelo nome da peça teatral a que se refere. Há também menções ao grupo teatral e aos atores.
Observamos que não há uma padronização nas chamadas das fotos, e o texto utilizado na descrição delas não se encontra indexado para efeito de consulta no site. O conteúdo da descrição das fotos não é possível de ser pesquisado no campo de busca. Portanto, não há uma recuperação eficiente das informações e dos documentos.

0 comentários: