Introdução do Desafio - Conheça o acervo de teatro do fotógrafo Carlos Moskovics

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



Húngaro naturalizado brasileiro, Carlos Moskovics fez de seu estúdio de fotografia, batizado de Foto Carlos, o principal guardião da memória teatral do país entre 1940, 1950, 1960, 1970 e 1980. Sua coleção, que abrange cerca de 40 mil imagens digitalizadas pelo Cedoc/Funarte, é fundamental para a história do teatro brasileiro e serve a diversos tipos de pesquisa sobre artes cênicas: há desde imagens de divulgação de espetáculos, até o registro de ensaios e assinaturas de contratos.

Este especial dá uma dimensão da variedade que fez de Carlos o fotógrafo mais solicitado pelo meio teatral por décadas. Para começar, um texto sobre o próprio artista, assinado pela pesquisadora Christine Junqueira, e um que explica detalhadamente o processo de digitalização do acervo.

Também há postagens dedicadas ao trabalho de artistas de diversos segmentos a partir das imagens realizadas por Carlos Moskovics: o cenógrafo Helio Eichbauer; a peça César e Cleópatra, encenada pela Cia. Dulcina-Odilon em 1944; o Teatro de Amadores de Pernambuco em consagradora temporada carioca em 1953; a peça É Preciso Viver, da Cia. Artistas Unidos (1955), o musical Minha Querida Lady, com Bibi Ferreira (1963); a primeira peça de teatro baseada na obra de Clarice Lispector, com fotos da própria com os atores (1965); a peça Castro Alves Pede Passagem, de Gianfrancesco Guarnieri (1972), a escola de teatro do Tablado e uma galeria de imagens de diretores de teatro.

Em outros especiais disponíveis aqui também é possível se deparar com imagens Foto Carlos: em Atores do Brasil, por exemplo, são dele as imagens dos posts sobre a atriz Maria Pompeu.

0 comentários: