Mais conceitos de Descrição Arquivística

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. (...) Os conteúdos, a tipificação das espécies documentais, as data-baliza, as subscrições, as relações orgânicas entre os documentos e a ligação entre função e espécie, enfim todos os elementos ligados às infomações de interesse do historiador é que serão objeto do trabalho descritivo. (p.173-174)

O processo da descrição consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados. (p.179)

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4.Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.


***

Os documentos oficiais, note-se, podem ser descritos em relação a dois aspectos distintos. Um deles é o seu conteúdo substantivo, o outro é a sua estrutura ou apresentação física, isto é, sua forma unitária e o seu arranjo. Os documentos podem ser descritos quanto à substância em relação:
a) às unidades de organização da entidade criadora;
b) às funções, atividades e atos ou operações (...) que ocasionaram a criação dos mesmos; e
c) aos assuntos de que tratam.

Podem ser descritos quanto às suas características físicas em relação:
a) ao esquema (ou parte) de classificação pela qual os documentos foram arquivados;
b) às unidades de arquivamento em que foram agrupados; ou
c) aos tipos ou espécies documentários de que consistem. (p.132)


SCHELLENBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Trad. Nilza Teixeira Soares. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


***


Descrição (descripción): fase do tratamento arquivístico destinada à elaboração de instrumentos de pesquisa para facilitar o conhecimento e a consulta dos fundos documentais e das coleções dos arquivos.

Diccionario de terminología archivística. 2. ed. Madrid: Ministerio de Cultura, 1995. (Normas técnicas de la Subdirección General de los Archivos Estatales, 1). Disponível em: http://www.mcu.es/archivos/MC/DTA/Diccionario.html#_d. Acesso em 01 dez. 2010.

0 comentários: