Descrição Arquivística - Semana 5

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"A descrição de documentos organicamente produzidos e acumulados, consiste, em linhas gerais:

- numa apresentação das características físicas (inclusive diplomáticas) de um ou vários documentos;
- na análise do conteúdo desses mesmos documentos;
- na identificação do contexto de criação e utilização dos arquivos.


Este último aspecto varia em função da unidade de descrição que está sendo descrita.
A descrição de documentos de arquivo pode, portanto, ocorrer em diversos níveis: um nível mais geral, o fundo; em níveis intermediários (série, subsérie, etc) até a menor unidade de descrição, que é o item documental. Entretanto, para todos os níveis exige-se a realização de um conjunto de operações cujo objetivo é representar, de forma precisa e sintética, as informações. Quando se vai analisar o conteúdo, isto é, fazer uma análise documentária, de um documento ou de um conjunto de documentos de arquivo, deve-se ter em mente suas relações com um todo (contexto), além do conteúdo particular de cada conjunto ou de cada item documental. "

RODRIGUES, G. M. A representação da informação em arquivística: uma abordagem a partir da perspectiva da norma internacional de descrição arquivística. In: Georgete Medleg Rodrigues; Ilza Leite Lopes. (Org.). Organização e representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2003, v. 2, p. 210-230. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/1442/1/CAPITULO_RepresentacaoInformacaoArquivistica.pdf . Acesso em: 27 dez. 2010.


----------------------


"Tomando um conceito amplo de descrição, ela ocorre em todas as fases de tratamento de um acervo documental, e vai refletir em sua forma mais elaborada, os instrumentos de pesquisa, o resultado das operações anteriores. A descrição, padronizada ou não, sempre é uma concretização do princípio do respeito à proveniência, pois assim deve ter sido feito o arranjo dos documentos."


HAGEN, Acacia Maria Maduro. Algumas considerações a partir do processo de padronização da descrição arquivística. In: Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, p. 293-299, 1998. Diponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000300007&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 27 dez. 2010.


----------------------


"A descrição, como uma das funções arquivísticas, deve obedecer a alguns princípios gerais os quais estão ligados ao conjunto das funções arquivísticas, ou seja, as funções e os processos de descrição multinível dos arquivos devem respeitar o princípio de proveniência."

MAUREL, Dominique e CHAMPAGNE, Michel. La description et l'indexation. In: COUTURE, Carol (org.). Les fonctions de l'archivistique contemporaine. Québec: Presses de l'Université du Québec, 1999, p. 255-371.

0 comentários: