Descrição Arquivística - Semana 6

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"A descrição arquivística é o processo em que o arquivista cria representações de um determinado acervo arquivístico, explicitando o contexto e conteúdo deste acervo. É claramente uma atividade intelectual que demanda competências de interpretação de texto, conhecimento histórico acerca do produtor e de sua época, além de habilidade com a língua em que estão sendo produzidas as informações descritivas."

ANDRADE, Ricardo Sodré; SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da. Aspectos teóricos e históricos da descrição arquivística e uma nova geração de instrumentos arquivísticos de referência. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 3, dez. 2008, p. 14-29. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=3836. Acesso em: 10 jan. 2011.
---------------

"a parte da tarefa arquivística que engloba as diversas e variadas atividades desempenhadas pelo arquivista para elaborar os instrumentos que facilitam o acesso aos fundos."

HEREDIA HERRERA, Antonia. Manual de instrumentos de descripción documental. Servicio de Archivo y Publicaciones de la Diputación Provincial de Sevilla, Sevilla, 1982, 103 p.

---------------

"Um dos objetivos principais da descrição arquivística, portanto, é registrar essa proveniência na descrição arquivística e em nossos sistemas de controle intelectual e acesso. Em outras palavras, nossos sistemas de descrição arquivística têm que documentar os arquivos em seu contexto. Os instrumentos e sistemas de descrição arquivística têm que documentar e informar as relações entre a atividade de arquivamento e os arquivos criados por pessoas e organizações. Além disso, a documentação da proveniência em si pode ser ela própria um útil ponto de acesso aos documentos em sistemas de controle arquivístico."

CUNNINGHAN, Adrian. O poder da proveniência na descrição arquivística: uma perspectiva sobre o desenvolvimento da segunda edição da ISAAR (CPF). In: Acervo, Rio de Janeiro, vol. 20, n. 1-2 (jan./dez. 2007), p. 77-92. Disponível em: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/Normas%20Tecnicas%20-%2011.pdf. Acesso em: 11 jan. 2011.

0 comentários: