FOTO DA SEMANA - Paul Otlet

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Querido Mommy,
Atendendo aos seus pedidos... a foto da semana é do Paul Otlet...
Considere como sendo a parte introdutória do Desafio!!!!
Best regards,
Grupaum

Paul Otlet foi um dos fundadores da documentação cujo objeto de estudo é o documento e o acesso ao conhecimento. A documentação surgiu com o objetivo de encontrar alternativas para organizar a massa crescente de documentos produzidos no período. Tais propostas estão expostas no “Traíte de Documentation: Le livre sur Le livre: Thérie ET pratique” publicado em 1934.
A intenção de Paul Otlet era dar à documentação um caráter científico. Na raiz de seu pensamento está a crença de que a universalização do acesso ao conhecimento seria um caminho para a paz mundial. Ele desenha o seu sistema de informação, ou seja, normatiza a documentação por meio dos seguintes princípios que compõe o Livro Universal:
1. O Princípio da Monografia ou Princípio Monográfico, na prática, seria extrair dos textos aquilo que era considerado novo e informativo e compor um novo volume, constituído de fichas ou folhas soltas das quais se obtinha uma nova unidade autônoma de informação. Para Otlet, a reiteração é suprimida, em favor da objetivação da informação, de modo a promover a economia de tempo do leitor.
2. O Princípio da Continuidade e da Pluralidade da Elaboração consistia na redação de fichas analíticas, com campos de dados padronizados que serviam para acrescentar dados objetivos sobre o texto analisado, tais como autoria, título e outras informações que indicassem a origem.
3. O Princípio da Multiplicação dos Dados seria a duplicação das fichas de acesso à informação que possibilitava o acesso por vários pontos do sistema.
O Livro Universal promoveria o mapeamento de todo conhecimento produzido pelo homem. Por meio da objetivação e contextualização da informação seriam criados novos discursos. Otlet tentava, na verdade, escrever um novo tipo de livro, aquele que seria lido por toda a humanidade.
Otlet manifesta profunda crença no papel social e função educativa do livro, uma vez que ele representa o mundo, porque contém dados observados da realidade e enfeixa a síntese do progresso da humanidade. Também, entende que o livro é uma estrutura constituída por partes, sendo ele próprio parte constitutiva de uma rede composta por todos os livros. Os texto dos livros são produtos da interpretação do autor sobre a realidade, tratando-se de uma construção pessoal.
Por esta razão, são necessárias as interfaces com outras ciências tais como a lógica, a psicologia, a sociologia, a lingüística a fim de estudar os processos de criação intelectual do autor e a assimilação da leitura por parte do leitor. Além de entender as articulações entre os conteúdos.
Resumo de :
SANTOS, Paola. Paul Otlet: um pioneiro da organização das redes mundiais de tratamento e difusão da informação registrada. Brasília.2007 Disponível em : http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/971 Acesso em 4 novembro 2010.

2 comentários:

Rosamaria Mello. disse...

Tá chic na foto hein!

Ivina Flores disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
Na minha opinião, Paul Otlet é da Paraiba.... la da terra do meu pai!
Dá uma olhada na cabeçinha dele...