E mais conceitos...

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como já está virando rotina, vamos aos conceitos arquivísticos. Tema de hoje( e de todas as semanas): descrição.

"A descrição é uma tarefa típica dos arquivos permanentes. Ela não cabe nos arquivos correntes, onde seu correspondente é o estabelecimento dos códigos de assunto; tampouco faz sentido no âmbito dos arquivos intermediários onde a freqüência da utilização secundária é quase nula. Nestes depósitos, para fins de esclarecimento, informações adicionais e testemunho ainda decorrentes do uso primário, os instrumentos de busca resumem-se nas listas de remessas de papéis, nas tabelas de temporalidade e nos quadros gerais de constituição de fundos. O assunto, a tipificação das espécies documentais, as datas-baliza, as subscrições, as relações orgânicas entre os documentos, e a ligação entre função e espécie, enfim todos os elementos ligados às informações de interesse do historiador é que serão objeto do trabalho descritivo."
LOPES, Luis Carlos. A informação e os arquivos : teorias e práticas. Niterói : EDUFF ; São Carlos (SP) : EDUFSCar, 1996

"A palavra descrição é utilizada aqui não em seu sentido habitual de descrição material – que consiste em fornecer as características físicas do documento descrito –, mas no sentido muito mais amplo dado ao inglês "description", ao espanhol "descripción", ao italiano "descrizione" e ao franco-canadense "description""
HENSEN, Steven L. (comp.) Archives, Personal Papers and Manuscripts; A cataloguing manual for archival repositories, historical societies and manuscript libraries. 2nd ed. Chicago : Society of American Archivists, 1989.

"Conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa."
CRUZ MUNDET, José Ramón. Manual de archivística. Madri : Fundación Germán Sánchez Ruipérez : Pirámide, 1994.

0 comentários: